ROSA KLASS

Os desafios do câncer por Ingrid Klass e Vanessa Rosa

Tudo o que não precisamos ouvir…

ingrid4

Difícil de falar, mas a verdade é que as pessoas não sabem como lidar quando descobrem que alguém está com câncer. Doença esta que até algumas décadas foi considerada a “doença ruim”, muitos nem o nome citavam.
Vi e ouvi muitas coisas, mas o interessante foi que muitas vezes consolei e dei esperança a quem estava triste por mim.

O que NÃO precisamos ouvir e caso isso aconteça, precisamos ignorar:

– Isso passa?
– Como você pegou?
– O que aconteceu com seu cabelo?
– Por que está careca?
– Quanto tempo você ainda tem de vida?
– Por que você pegou isso?

É engraçado, tem pessoas que acham que você não irá passar do dia seguinte, outros que a doença é algo contagioso, simplesmente te excluem definitivamente dos seus laços de amizade, outras falam tanto que sua única contribuição é que você desista de tudo. Tem quem fale para não fazer a quimioterapia, não tomar um remédio, enfim, sabemos o quanto este tratamento é longo e sofrido. Ouvimos sempre aqueles que dizem que seremos curados apenas pela fé, apenas pela alimentação, inúmeras receitas caseiras, simpatias e os que acreditam apenas no tratamento que a medicina segue como protocolo.

Precisamos ter auto estima e muita força de vontade, afinal muitas pessoas mais atrapalham do que ajudam.Vale a pena ressaltar que todas as alternativas para o tratamento são validas, o que devemos fazer é unir as informações que recebemos e saber selecioná-las.

Finalizo com duas dicas importantes:

Nunca perca a fé e jamais abandone o tratamento indicado pelo seu médico

Beijos,

Ingrid Klass

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *