ROSA KLASS

Os desafios do câncer por Ingrid Klass e Vanessa Rosa

Paciente Oncológico X Sol

image

 

Que tipos de cuidados pacientes oncológicos precisam ter com o sol?
Pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia não podem ficar expostos ao sol. Sabemos que a quimioterapia e radioterapia aumentam a sensibilidade da pele, por este motivo, quando exposta a luz solar pode surgir manchas ou queimaduras.

No caso da quimioterapia, a medicação age no corpo todo, por ser um medicamento forte, a pele fica mais sensível, podendo ocasionar manchas e queimaduras.
Os pacientes que estão em tratamento de radioterapia devem ter o mesmo cuidado, principalmente na área que está sendo irradiada. Normalmente o recomendado é não pegar sol durante as radioterapias e após o término esperar até três meses. Devido a sensibilidade, queimaduras causadas pelo tratamento, a pele irradiada em
contato com o sol pode manchar a área.

O ideal é usar sempre protetor solar com um fator alto (mínimo 50) e evitar se expor , principalmente nos horários de risco (10 hrs as 16 hrs), usar sempre um chapéu, boné, protegendo ainda mais. Após o término da Quimioterapia e radioterapia cuidar pelos próximos três meses e consultar sempre a opinião do seu médico.

Ingrid Klass

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *