ROSA KLASS

Os desafios do câncer por Ingrid Klass e Vanessa Rosa

N O V E M B R O A Z U L

Este mês o RosaKlass estará apoiando o Novembro Azul/prevenção ao câncer de próstata, por este motivo durante todo o mês a nossa logo ficará azul.

azul

Cada vez mais sabemos o quanto é importante estarmos alertas ao nosso corpo e a nossa saúde. Estatísticas comprovam que a maioria dos tipos de câncer ao serem descobertos no início, tem alta porcentagem de cura. Entre eles está o mais comum entre as mulheres: o câncer de mama, e nos homens: câncer de próstata.

Para um diagnóstico precoce é preciso enfrentar preconceitos, principalmente os homens, que dificilmente pensam em sua saúde. Devemos ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para fazer exames de rotina.

O mês de Novembro é o famoso novembro azul, mês que vem para alertar o público masculino quanto a prevenção ao Câncer de próstata.

Segundo INCA (Instituto Nacional do Câncer): “o câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA(exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da doença) e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.”

Segue abaixo alguns alertas segundo o ICB (Instituto de Câncer de Brasília):

NA FASE AVANÇADA, PODE PROVOCAR:

  • Dor óssea;
  • Sintomas urinários;
  • Queda do estado geral;
  • Insuficiência renal.

FATORES DE RISCO

• Histórico familiar;

• Sedentarismo;

• Obesidade;

•Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;

• Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);

 

ATENÇÃO! A ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, faça exames preventivos.”

Pense mais em você, vá ao médico regularmente e fique atento com a sua saúde!

Referências e consultas:

www.icb.usp.br e www.inca.gov.br

One thought on “N O V E M B R O A Z U L

  1. O câncer levou minha mãe e duas irmãs. Todas partiram muito cedo, não a conheci, tinha apenas 1,4 anos e a caçula três meses. Era uma época que pouco se sabia a respeito da doença e os recursos eram limitados, limitadíssimos. Com a perda das manas passei a incentivar a prevenção e a apoiar os pacientes. Tem cura, é possível. Beijo carinhoso para a menina Ingrid a qual tenho o privilégio de conviver ocasionalmente e usufruir da energia positiva que dela emana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *