ROSA KLASS

Os desafios do câncer por Ingrid Klass e Vanessa Rosa

Dicas para quem faz quimioterapia – Leve com você: pensamentos positivos, roupas leves e mais…

quimio

Do dia para noite minha vida virou de uma maneira que parecia um pesadelo, muitos nomes, informações, nomes científicos, muitos exames… Enfim, não entendia mais nada, apenas ia na data marcada fazer o que era solicitado. Mas como na vida, tudo é uma aprendizagem! É importante entendermos mais sobre a doença, afinal é algo muito complexo, tratamento que afeta e tem muitos efeitos colaterais no organismo.

Mas só fui me dar conta da importância de me informar depois de quase entrar em óbito por conta de descuidos e imunidade baixa. Por este motivo vou contar um pouco sobre algumas dicas que aprendi relacionadas a quimioterapia e seus efeitos durante o tratamento:

– PENSAMENTOS POSITIVOS

Desde a primeira quimioterapia, fui com pensamentos positivos, sempre me senti maior e mais forte do que aquelas células malignas que estavam em meu corpo. Ao receber a medicação tinha pensamentos positivos de que em breve tudo iria passar e me curar. Costumo dizer que a mente é muito forte e com pensamentos positivos tudo fica menos dolorido;

Para complementar a dica vejam também o post: http://rosaklass.com/depois-daquele-dia/

– COMO AMENIZAR OS ENJOOS

Uma das dicas que costumo compartilhar com os pacientes que fazem a Quimio é ingerir um sorvete (picolé) durante a sessão.

Recebi esta dica de um enfermeiro e da minha nutricionista Paloma Gosh (que tem em nosso tópico Alimentação) percebi que isto amenizava muito os enjoos, as vezes ingeria mais de um picolé. Vale a pena tentar!

– REFEIÇÕES

Não vá de estômago cheio, isto facilita enjoos e vômitos. Faça refeições leves uma hora antes da quimio.

Após a quimio nunca me alimentava, apenas tomava muita água e sucos naturais acompanhados de descanso. Só ingeria alimentos (frio ou de temperatura ambiente) umas 3 horas após. Nosso estômago fica muito sensível, por mais que sinta fome, qualquer alimento em uma quantidade grande poderá provocar náuseas e vomito. Mesmo saindo com apetite, evite ingerir muitos alimentos, espere algumas horas;

– ROUPAS

Utilize roupas leves, devido a medicação inchamos muito. Uma vez fui de calça de jeans e ao sair já não conseguia fechar zíper e os botões. Tive que ficar com ela aberta!!!

– MOMENTO DE SE DISTRAIR

Durante a sessão gostava muito de me distrair lendo, jogando, assistindo tv, conversando, mas devido ao corticoide ficava com a vista embaçada e depois de algumas sessões sentia muito sono. Aproveitava para dar uma dormidinha gostosa e relaxante!

Beijos,

Ingrid Klass

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *