ROSA KLASS

Os desafios do câncer por Ingrid Klass e Vanessa Rosa

Dicas de Beleza

CUIDADO COM UNHAS E CUTÍCULAS

Queridos leitores, um dos assuntos que mais me incomodou no início do tratamento era o fato de “não poder” fazer as unhas. Então resolvi escrever este post com dicas valiosas para mulheres vaidosas em tratamento.
Durante o tratamento de quimioterapia estamos sujeitos a uma série de cuidados e restrições, principalmente devido à baixa imunidade.

Fazer as unhas é algo não indicado, ou melhor, proibido por muitos médicos, não pelo fato de utilizar esmaltes, mas sim, devido aos cuidados com a cutícula, a qual muitas pessoas tiram este excesso de pele ao redor das unhas, como questão de estética.

Sabemos que as mãos estão em contato constante em tudo ao nosso redor, mesmo lavando-as corretamente, ficamos expostos a infinitas quantidades de bactérias, vírus ou fungos. Ao retirar uma cutícula, abre caminho para sermos infectados. Para uma pessoa que não está em tratamento de saúde já é algo não indicado, pois esta também está sujeita a infecções, porém, para um paciente em tratamento é algo ainda mais arriscado.

Sabemos que nós mulheres somos muito vaidosas, por este motivo durante meu tratamento utilizei diferentes técnicas para deixar as unhas ainda mais bonitas, afinal a Quimioterapia deixa as unhas manchadas e em muitos casos bem escurecidas. Segue abaixo algumas sugestões:

 

1- Cutículas
Em momento algum remova sua cutícula, nem uma pelezinha sequer!

Utilizei cremes redutores de cutículas, os quais são fáceis de serem encontrados em farmácias, lojas de produtos de beleza e até em livrinhos de produtos cosméticos. No início, cheguei a utilizar diariamente, afinal, ficamos com a pele mais ressecada, o que nos dá impressão de termos uma quantidade bem maior de pele, devido à cor branca que se forma ao redor da unha. Nunca empurre a cutícula, pois esse procedimento poderá ocasionar um pequeno corte, que a deixará mais vulnerável a infecções. Com o tempo a cutícula diminuirá.

2- Unhas Postiças
Descobri uma linha de unhas que parecem bem naturais e são fixadas com adesivos, achei super prático, podemos cortar e lixar deixando assim do tamanho que preferir, duram poucos dias, após cair é só trocar os adesivos, dessa maneira não estragamos a unha.

Logo que iniciei a Quimioterapia utilizava muito, pois conseguia disfarçar a cutícula ressecada.

unha3

 

3- Adesivos que parecem esmalte

 

Os adesivos são lindos, tem diferentes cores e detalhes. Ele já vem pronto e é só colar e cortar do tamanho da sua unha. Duram aproximadamente cinco dias ou mais. Achei uma ótima distração, sem contar que fica lindo e bem natural.

unha2
4- Manicure

Pacientes podem ir à manicure, desde que a mesma saiba do seu tratamento e respeite suas restrições. Eu ia às vezes, mas apenas para lixar e pintar as unhas!

 

unha1

5- Término da Quimioterapia
Esperei seis meses para voltar a tirar a cutícula, afinal demora um longo tempo até a imunidade se restabelecer novamente.

 

Beijinhos,

Ingrid Klass

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *