ROSA KLASS

Os desafios do câncer por Ingrid Klass e Vanessa Rosa

Como surgiu o Outubro Rosa?

Outubro Rosa , iluminação na cúpola do Jardim Botânico. Curitiba, 01/10/2014 Foto:Cesar Brustolin/SMCS
Outubro Rosa , iluminação na cúpola do Jardim Botânico.
Curitiba, 01/10/2014
Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Não se sabe ao certo, se é a acessibilidade das informações, ou o avanço da medicina com novos exames, mas estatísticas comprovam o quanto vem crescendo mundialmente por ano o número de novos casos de câncer de mama. Este tipo de câncer é o mais frequente entre as mulheres, o qual também atinge muitos homens, mas índice é pequeno no sexo masculino. Só no Brasil, segundo INCA (Instituto Nacional de Câncer) são diagnosticados 52 mil novos casos por ano.

O mês de Outubro é mundialmente conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama. Estudos contam que as primeiras orientações e movimentações voltadas à prevenção aconteceram nos Estados Unidos, com pequenas corridas de rua voltadas a esta ação. Com o passar dos anos, neste mesmo mês, mais pessoas foram se sensibilizando, fazendo diferentes atividades relacionadas a voltarem os olhares das mulheres quanto a importância da prevenção e do autoexame. Este movimento foi ganhando o mundo, despertando um olhar minucioso principalmente do público feminino. O laço rosa foi o símbolo usado na primeira corrida contra o câncer de mama, o qual se tornou mundialmente o símbolo desta causa.

No Brasil, o primeiro movimento aconteceu em 2002, mas apenas em 2008 ganhou força, quando o Ibirapuera (SP) foi iluminado de rosa. Hoje é muito comum neste mês observarmos esta cor espalhada pelas ruas de diferentes cidades, cartazes informativos em diferentes lugares, o avanço da tecnologia e das redes sociais também contribuem e ganham forças para este movimento.

Este mês estaremos trazendo mais curiosidades e informações sobre este tema.

Aproveite este mês e pense mais em você! Aproveite nossas dicas e faça o autoexame! Lembro a todos que o câncer não escolhe pessoa e nem dia, simplesmente aparece. Com o passar dos anos cada vez mais jovens vem enfrentando esta doença, muitos sem ter casos na família, ou uma herança genética. Por este motivo é importante estarmos atentos com a nossa saúde diariamente.

2 thoughts on “Como surgiu o Outubro Rosa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *