ROSA KLASS

Os desafios do câncer por Ingrid Klass e Vanessa Rosa

COMO CONTAR PARA UMA CRIANÇA QUE VOCÊ IRÁ FICAR CARECA

lenco 2

Aceitar e entender a doença é algo complicado para nós adultos, mas a angústia que nos atormenta é muito maior em decidir se deve contar aos filhos sobre o que está acontecendo com você.

Ainda não sou mãe, mas tenho contato diretamente com muitas crianças, pois além de ser professora, psicopedagoga, tenho alunos, pacientes, sobrinhas…

É engraçado como as crianças nos veem, na verdade, todas as pessoas deveriam ver o mundo como elas, sem preconceitos e com a maior simplicidade possível.

É assim que devemos contar, caso tenhamos contato diretamente, é claro, mas sempre tem aquela criança que irá te olhar e questionar em vários lugares:

  • Por que não tem cabelo?
  • Por que você usa lenço na cabeça?
  • Você gosta de ser careca?

Isso é algo que desperta a maior curiosidade e insegurança nos pequenos, porém não precisamos dividir com eles nossas angústias ou explicar a gravidade do momento, mas usar uma linguagem simples para que perceba e compreenda de acordo com a idade. Vale a pena ressaltar que os adultos devem estar muito seguros, passando assim esta confiança para as crianças.

Conheci algumas pessoas que por medo acabaram se escondendo de seus filhos, outras deixaram com avós durante o tratamento, outros os enganavam com histórias e mais histórias. A criança percebe que algo está diferente com a pessoa que ama, porém precisamos dar uma certa “explicação”. Caso isto não aconteça ela passa a ficar mais agressiva, menos concentrada, chora com muita facilidade, não consegue se concentrar, regride nas suas atitudes, entre outros. Por este motivo acho fundamental situar com uma linguagem simples sobre o que está acontecendo.

Expliquei para todas as crianças que me perguntaram que estava doente e precisava tomar um remédinho muito forte, o qual iria me deixar boa, porém ele fazia cair o cabelo. Logo iria crescer novamente, pois não precisaria mais.

Outra vez, percebi a filha de uma amiga (6 anos) impressionada e assustada ao me observar tirando a minha peruca. Justifiquei contando que tinha tomado um remédio que me deixou igual as bonecas que trocam de cabelo. Depois desse dia ela amava brincar com a minha peruca e me olhava com muita naturalidade.

Na rua vi muitas crianças me apontarem e questionarem seus pais o por quê de eu usar lenço e não ter cabelo. Muitos tampavam os olhos e diziam para as crianças não olharem, como se eu fosse uma pessoa muito esquisita. CRIANÇAS são curiosas e perguntam sim, a ignorância é dos adultos acharem que esta doença transmite e querer poupá-los de nos ver. Sempre agi com naturalidade, explicando a história do remedinho…

Todos nós deveríamos saber ver a vida e viver como uma criança, na simplicidade dos pequenos detalhes e com a grande alegria e esperança.

foto 1 lenco 3

5 thoughts on “COMO CONTAR PARA UMA CRIANÇA QUE VOCÊ IRÁ FICAR CARECA

  1. Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso, li varios sites e nenhum se
    compara a esse aqui, seu Artigo e exelente, muito bem feito e
    explicativo, adorei. obrigado pelas informaçoes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *